Conheça a atuação das Entidades do Sistema de Investigação e Inovação (ESII) na indústria dos semicondutores e da microeletrónica. Fique a par das informações-chave sobre estas entidades que compõem o ecossistema português.
Fraunhofer
O Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS), um centro de investigação, localizado no Porto, surgiu como resultado de uma parceria entre a Sociedade Fraunhofer, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Universidade do Porto.
O percurso do FhP-AICOS é marcado por diversas colaborações institucionais e comerciais que resultam numa vasta rede de parceiros ativos. Com uma equipa de cerca de 80 investigadores e uma carteira de clientes de diferentes áreas de negócio (saúde, agricultura, retalho e energia), o FhP-AICOS tem competências consolidadas nas áreas do design centrado no utilizador, inteligência artificial (IA) e sistemas ciber-físicos.
ISR
O ISR – Instituto de Sistemas e Robótica, sediado na Universidade de Coimbra, instituição privada de investigação sem fins lucrativos, tem como objetivo geral a criação de uma equipa de investigação multidisciplinar de excelência, capaz de realizar investigação de ponta em áreas relevantes da ciência e tecnologia, com especial ênfase em sistemas e robótica.
O ISR promove I&D multidisciplinar avançado nas áreas da Robótica Móvel Autónoma, Sistemas de Transporte Inteligentes, Robótica de Busca e Salvamento, Manipulação Robótica, Visão Computacional, Robótica Médica, Tecnologias Assistivas, Engenharia Biomédica, Tecnologias Avançadas para Automação Industrial e Sistemas Inteligentes de Energia.
INL
O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, sediado em Braga, é uma organização intergovernamental legalmente constituída pelos governos de Portugal e Espanha, que atua na área da micro e nanofabricação.
Dotada de equipamento técnico-científico avançado, a sala limpa do INL proporciona uma maior capacidade de reprodutibilidade e integração com processos industriais.
O INL tem estabelecido colaborações com parceiros de redes empresariais (regionais, nacionais e internacionais), sendo a instituição responsável pela coordenação nacional de micro e nanofabricação (Micro&NanoFabs@PT), que envolve 2 instalações equipadas com sala limpa (INL e INESC-MN) e o laboratório MEMS da Universidade do Minho. O INL faz também parte do grupo europeu EuroNanoLab, que é a rede europeia de laboratórios na área de estudo.
INESC Microsistemas e Nanotecnologia
O INESC Microsistemas e Nanotecnologias (INESC-MN), instituto privado de I&D sem fins lucrativos, dispõe de uma sala limpa de classe 100/10, com litografia ótica e de feixe de eletrões, que permite o fabrico de dispositivos à nanoescala. A atividade do INESC-MN é dedicada à investigação e desenvolvimento de ponta em áreas tecnológicas estratégicas das micro e nanotecnologias, bem como à aplicação destas tecnologias em dispositivos eletrónicos, biológicos e biomédicos.
O INESC-MN fornece tecnologia à indústria portuguesa e a entidades internacionais, através de investigação em colaboração, investigação contratual, prototipagem e consultoria.
Em Atualização