Back

SEMICON Europa 2024: 1.º dia da feira conta com a presença da Agenda da Microeletrónica

A SEMICON Europa 2024, a decorrer em Munique, Alemanha, coloca em destaque o papel fundamental da inovação e da colaboração para um crescimento sustentável na indústria de semicondutores. Com a presença ativa da Agenda Microeletrónica, Portugal reafirma o seu compromisso em participar ativamente na construção de um ecossistema tecnológico resiliente e ecologicamente consciente.

O potencial do Distrito de Aveiro e da inovação portuguesa

O dia iniciou com uma reunião no stand da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, onde representantes da Agenda Microeletrónica, AIDA CCI, HFA, PCI e PICadvanced foram recebidos por Pedro Pinto de Sousa (AICEP Lisboa – Senior Manager: Inward Investment) e Marta Pais Vieira Conseur (AICEP Berlim – Trade & Invest Manager).

No decorrer da reunião, promovida pela AIDA CCI, foram abordados temas como o crescimento do setor dos semicondutores em Portugal, a importância do Distrito de Aveiro na indústria nacional e o seu potencial exportador, bem como a deslocalização de alguns grupos económicos para Portugal, tendo em conta a sua estabilidade, a qualificação dos seus recursos humanos e a capacidade de inovação. Foi, ainda, destacada a relevância da participação das empresas portuguesas como uma forma de promover o país e setores como a microeletrónica.

Business France: oportunidades de networking e cooperação internacional

Outro ponto alto do dia foi a reunião com a Business France, agência nacional de apoio ao desenvolvimento internacional da economia francesa. Durante este encontro, foi apresentada a Agenda Microeletrónica, incluindo os seus objetivos e os produtos, processos e serviços a desenvolver pelas empresas no decorrer do projeto, com especial ênfase nas entidades presentes na feira.

Matthieu Martin, representante da Business France, mostrou interesse em promover um espaço de networking entre a comitiva de empresas francesas e os representantes da Agenda Microeletrónica, ainda no decorrer da feira, criando uma oportunidade de aproximação para futuras parcerias e colaborações.

CxO Summit: inovação e colaboração para um crescimento exponencial sustentável

No primeiro dia da SEMICON Europa o evento contou também com o CxO Summit, um fórum de executivos que explora a “Inovação e Colaboração: potenciando um crescimento exponencial sustentável”. Este encontro reuniu líderes influentes da indústria de semicondutores para discutir o papel da sustentabilidade no crescimento do setor.

Durante a CxO Summit, personalidades como Laith Altimime, presidente da SEMI Europa, e Ajit Manocha, CEO da SEMI, partilharam a visão de um setor em rápida expansão que alinha os seus objetivos com as metas de sustentabilidade global. Sessões como “Empowering Tomorrow: Materials Intelligence Driving Sustainable Innovation”, por Kai Beckmann (Merck KGaA), e “Green Growth: Guiding the Future of the Global SEMICONductor Industry”, por Frederic Godemel (Schneider Electric), trouxeram à luz o potencial da indústria para avançar com práticas sustentáveis, promovendo a transição para soluções mais eficientes no uso de energia e de materiais.

ITF Chip into the Future: o papel da Chips Act na transformação do setor europeu

Também a inaugurar a SEMICON Europa 2024, o ITF Chip into the Future, organizado pela imec, deu continuidade à programação do dia, com uma série de apresentações focadas no impacto transformador da Chips Act para o setor europeu. Este fórum destacou o compromisso europeu em fortalecer a capacidade de inovação e competitividade através de investimento, pesquisa e prototipagem em semicondutores.

Entre os temas discutidos, destaque para a capacitação da Europa para produção de chips abaixo dos 2nm, o desenvolvimento de linhas piloto (pilot lines) e o impacto da legislação europeia para impulsionar a independência e resiliência da cadeia de semicondutores. Especialistas como Jari Kinaret, diretor executivo da Chips Joint Undertaking, e Jo De Boeck, da imec, abordam questões cruciais como a transição do laboratório para o mercado e a criação de parcerias robustas para apoiar pequenas e médias empresas na inovação.

Para a Agenda Microeletrónica, cuja missão inclui fortalecer o papel de Portugal na indústria de semicondutores com iniciativas de inovação e sustentabilidade, as iniciativas do primeiro dia do evento foram uma oportunidade para consolidar o seu contributo. Ao participar em fóruns deste tipo, a Agenda Microeletrónica partilha experiências e soluções que poderão contribuir para o reforço da colaboração entre países europeus e para o desenvolvimento de um setor mais robusto e sustentável.

A SEMICON Europa 2024 oferece à Agenda Microeletrónica uma plataforma única para destacar as suas iniciativas em prol de uma indústria de semicondutores mais sustentável e competitiva.

Parcerias internacionais e contactos estabelecidos

Durante o dia, a Agenda Microeletrónica estabeleceu contactos importantes com várias empresas internacionais, abrangendo uma diversidade de mercados e regiões. Entre os destaques, empresas dos Estados Unidos, como a NexGen Digital e a ONTOS Equipment Systems, visitaram o stand, assim como a SZ Components Ltd de Hong Kong, a Sigasi da Bélgica, e a AEMtec GmbH da Alemanha. Também foram recebidas delegações de países como França, representada pela Teksceno Photomask, e de mercados mais especializados como o Liechtenstein com a FEMTika. Estes encontros reforçaram o potencial de colaboração e abertura a parcerias em diversas áreas estratégicas para o setor de semicondutores.

Criada no âmbito das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência português, a Agenda da Microeletrónica tem como objetivo reforçar a capacidade produtiva e de inovação da indústria nacional de semicondutores e microeletrónica. Envolve um conjunto de 17 parceiros e procura contribuir para o posicionamento de Portugal na linha da frente no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores, capazes de fornecer devidamente a Europa e outros países à escala mundial.

Os 25 novos produtos, processos e serviços resultantes da Agenda têm como objetivo transformar o setor da microeletrónica e contribuir para a sua resiliência, competitividade e sustentabilidade ecológica, e permitirão ao ecossistema português acompanhar e antecipar as necessidades do setor.

A Agenda de Microeletrónica beneficia de um orçamento total elegível de 67.493.749,21€, dos quais 30.048.411,91€ são financiados pela iniciativa NextGenerationEU. Com a conclusão do projeto prevista para 30 de junho de 2025, Portugal pretende afirmar-se como líder no setor global dos semicondutores, tendo já executado mais de 60% do orçamento e feito progressos significativos no desenvolvimento de produtos, sustentabilidade e formação de mão de obra.

 

 

× How can I help you?