Back

Conferência “Promoção da Eletrotecnia no Ensino – o futuro começa hoje”, destaca a urgência de formar novas gerações de profissionais qualificados

 
A Conferência “Promoção da Eletrotecnia no Ensino – o futuro começa hoje”, realizada pelo parceiro PCI · Creative Science Park Aveiro Region, destacou a urgência de cativar o interesse dos alunos do ensino básico por eletrotecnia e formar novas gerações de profissionais qualificados para a indústria dos semicondutores e microeletrónica, dada a crescente escassez de talento neste setor.

O evento reuniu representantes de empresas tecnológicas e instituições de ensino, enfatizando a importância dos professores de físico-química aprofundarem o seu conhecimento em eletrotecnia com microcredenciais ministradas por universidades, que atribuem créditos para progressão de carreira, e apostando na intensificação de ações colaborativas entre escolas e empresas, como visitas de estudo, estágios e dias abertos, que despertem a motivação dos alunos para seguir o estudo da electrotecnia. Esta conferência integra o plano de atividades deste parceiro no projeto Micro.electronics, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e alinhado com o EU Chips Act. Reveja aqui o evento completo: https://bit.ly/4hb44bR

Criada no âmbito das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência português, a Agenda da Microeletrónica tem como objetivo reforçar a capacidade produtiva e de inovação da indústria nacional de semicondutores e microeletrónica. Envolve um conjunto de 17 parceiros e procura contribuir para o posicionamento de Portugal na linha da frente no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores, capazes de fornecer devidamente a Europa e outros países à escala mundial.

Os 25 novos produtos, processos e serviços resultantes da Agenda têm como objetivo transformar o setor da microeletrónica e contribuir para a sua resiliência, competitividade e sustentabilidade ecológica, e permitirão ao ecossistema português acompanhar e antecipar as necessidades do setor.

A Agenda de Microeletrónica beneficia de um orçamento total elegível de 67.493.749,21€, dos quais 30.048.411,91€ são financiados pela iniciativa NextGenerationEU. Com a conclusão do projeto prevista para 30 de junho de 2025, Portugal pretende afirmar-se como líder no setor global dos semicondutores, tendo já executado mais de 60% do orçamento e feito progressos significativos no desenvolvimento de produtos, sustentabilidade e formação de mão de obra.

× How can I help you?