Back

Portugal e Agenda Microeletrónica em destaque no EE Times

Durante a SEMICON Europa, um dos principais eventos internacionais do setor da microeletrónica, o EE Times destacou o ecossistema português e dedicou-se a explorar as conquistas e o potencial da Agenda Microeletrónica. Em entrevistas conduzidas ao longo da feira, figuras-chave do consórcio partilharam os sucessos alcançados e os projetos inovadores que estão a colocar Portugal no mapa global da microeletrónica e semicondutores.

Elisabete Rita, Diretora Geral da AIDA CCI, destacou a missão da Agenda Microeletrónica de promover internacionalmente as capacidades nacionais e criar sinergias entre empresas e centros de investigação. Com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência e um orçamento elegível superior a 67 milhões de euros, a Agenda está a fomentar parcerias estratégicas e a consolidar o país como um polo de inovação tecnológica. O reconhecimento internacional, impulsionado por eventos como a SEMICON Europa, é fundamental para fortalecer o posicionamento de Portugal neste setor altamente competitivo.

A visão inovadora também foi evidenciada por Marta Lopes, responsável pela área de Ciência e Tecnologia do PCI – Creative Science Park, que explicou o papel do parque enquanto incubadora de empresas emergentes na área da microeletrónica. O PCI atua como um elo entre investigação e mercado, ajudando startups a transformar conhecimento em produtos e serviços inovadores, criando valor e gerando novas oportunidades de colaboração internacional.

O EE Times conversou igualmente com Nuno Gomes, fundador e CEO da Exatronic, que destacou a especialização da empresa na entrega de soluções em engenharia embebida. Trabalhando em nichos de mercado específicos, a Exatronic oferece produtos de alta qualidade que são exportados para toda a Europa, posicionando-se como um exemplo de como a indústria portuguesa está a inovar e a responder às exigências tecnológicas globais.

Já o papel da investigação de ponta foi sublinhado pelo investigador Tiago Fernandes na entrevista ao INESC-MN, uma instituição que se distingue pelo desenvolvimento de tecnologias micro e nanoeletrónicas em salas limpas. Desde sensores magnetoresistivos até soluções avançadas para IoT e automação, o INESC-MN demonstrou como a colaboração entre a ciência e a indústria está a permitir o desenvolvimento de tecnologias de alto impacto, capazes de competir no mercado internacional.

A série de entrevistas conduzidas pelo EE Times reflete o crescente interesse global pelo trabalho desenvolvido no âmbito da Agenda Microeletrónica. Este destaque na SEMICON Europa não só promove a excelência tecnológica portuguesa, mas também reforça a capacidade do país para criar inovação sustentável e construir parcerias estratégicas à escala internacional.

A participação na feira serviu, assim, como um marco para a Agenda Microeletrónica, consolidando o seu papel enquanto plataforma essencial para o crescimento e afirmação do setor de semicondutores e microeletrónica em Portugal.

Criada no âmbito das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência português, a Agenda da Microeletrónica tem como objetivo reforçar a capacidade produtiva e de inovação da indústria nacional de semicondutores e microeletrónica. Envolve um conjunto de 17 parceiros e procura contribuir para o posicionamento de Portugal na linha da frente no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores, capazes de fornecer devidamente a Europa e outros países à escala mundial.

Os 25 novos produtos, processos e serviços resultantes da Agenda têm como objetivo transformar o setor da microeletrónica e contribuir para a sua resiliência, competitividade e sustentabilidade ecológica, e permitirão ao ecossistema português acompanhar e antecipar as necessidades do setor.

A Agenda de Microeletrónica beneficia de um orçamento total elegível de 67.493.749,21€, dos quais 30.048.411,91€ são financiados pela iniciativa NextGenerationEU. Com a conclusão do projeto prevista para 30 de junho de 2025, Portugal pretende afirmar-se como líder no setor global dos semicondutores, tendo já executado mais de 60% do orçamento e feito progressos significativos no desenvolvimento de produtos, sustentabilidade e formação de mão de obra.

Reveja aqui as três entrevistas ao EE Times:

Business Incubator in Portugal Fosters New Developments in Microelectronics

Exatronic Specializes in Embedded Engineering, from Firmware to Connectivity

INESC-MN Advances R&D in Microfabrication of Silicon Wafers

× How can I help you?