Back

2.º dia da SEMICON destaca avanços em fotónica

No segundo dia do Executive Forum da SEMICON Europa 2024, em Munique, Alemanha, as palestras focaram-se nos desenvolvimentos em fotónica, com uma série de apresentações e debates sobre a importância dos semicondutores compostos III-V neste tipo de tecnologias. Neste cenário vibrante, a Agenda Microeletrónica manteve uma presença ativa, aprofundando conexões e reafirmando a relevância da inovação portuguesa.

III-V: Uma nova era de avanços tecnológicos

A manhã iniciou com a sessão “III-V A New Era of Technological Advancements”, destacando a integração dos semicondutores III-V na eletrónica de alto desempenho. A conferência explorou como esta tecnologia emergente, apesar dos desafios existentes na sua produção, torna os dispositivos mais eficientes em consumo energético e velocidade de transmissão de dados. Líderes da indústria falaram das tendências-chave de transceivers ópticos multi-terabit para aplicações em datacom e telecom, impressão por micro transferência para integração heterogénea e aumento da densidade de integração dos PICs.

Painéis como “Advancements in Photonic Integration Technologies” e “Photonic Integrated Circuits: Industry Insights” salientaram a importância do acesso aberto a tecnologias PIC mainstream e a versatilidade destas tecnologias para possíveis aplicações nos mercados da mobilidade, saúde e quantum. À tarde, discutiu-se a fotónica para redes 6G, a integração on-chip de fontes de luz e tecnologias de chiplets.

Visita da AICEP ao stand da Agenda Microeletrónica

O segundo dia ficou também marcado pela visita da AICEP ao stand da Micro.electronics, com a presença de Pedro Pinto de Sousa (Senior Manager: Inward Investment) e Marta Pais Vieira Conseur (Trade & Invest Manager). Os representantes da AICEP tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto o projeto da Agenda Microeletrónica e de explorar os produtos e serviços desenvolvidos, com especial destaque para as inovações da HFA e do INESC-MN.

Durante a visita, houve tempo para discussões aprofundadas sobre o potencial do PCI – Parque de Ciência e Inovação na incubação de start-ups tecnológicas e descreveram-se as ações de promoção internacional já realizadas, impulsionadas pela AIDA CCI e parceiros. A AICEP salientou a importância de aumentar a presença de empresas portuguesas em eventos internacionais, promovendo a marca Portugal e a excelência nacional em microeletrónica e fotónica.

Promoção e networking

Ao longo do dia, os parceiros da Agenda Microeletrónica realizaram múltiplos contactos com empresas de vários países para estabelecimento de negócio e potenciais parcerias. Entre as interações destacaram-se encontros com a Electronmec, SERMA Group e a Manudax de França, a Corning Laser Technologies, PVA, a Technology Hub, a InnoLas Semiconductor da Alemanha e a Chip 1 da Holanda. Outras empresas como a AET80 de Itália, a Electrostart da Bulgária e a SITRON de Portugal também visitaram o stand, demonstrando interesse em colaborar com os parceiros da agenda.

A Agenda Microeletrónica foi ainda promovida junto das quatro empresas portuguesas presentes na feira: LusoService, Tecnimaster FL, Uartronica e Ynvisible, fortalecendo os laços de cooperação e sublinhando o valor da participação de Portugal neste grande palco da indústria de semicondutores.

A SEMICON Europa 2024 revelou ser um evento essencial para destacar as capacidades e os avanços tecnológicos de Portugal no setor, com a Agenda Microeletrónica a desempenhar um papel central na promoção de um ecossistema inovador e colaborativo.

Criada no âmbito das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência português, a Agenda da Microeletrónica tem como objetivo reforçar a capacidade produtiva e de inovação da indústria nacional de semicondutores e microeletrónica. Envolve um conjunto de 17 parceiros e procura contribuir para o posicionamento de Portugal na linha da frente no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores, capazes de fornecer devidamente a Europa e outros países à escala mundial.

Os 25 novos produtos, processos e serviços resultantes da Agenda têm como objetivo transformar o setor da microeletrónica e contribuir para a sua resiliência, competitividade e sustentabilidade ecológica, e permitirão ao ecossistema português acompanhar e antecipar as necessidades do setor.

A Agenda de Microeletrónica beneficia de um orçamento total elegível de 67.493.749,21€, dos quais 30.048.411,91€ são financiados pela iniciativa NextGenerationEU. Com a conclusão do projeto prevista para 30 de junho de 2025, Portugal pretende afirmar-se como líder no setor global dos semicondutores, tendo já executado mais de 60% do orçamento e feito progressos significativos no desenvolvimento de produtos, sustentabilidade e formação de mão de obra.

 

 

× How can I help you?