Back

Consórcio da Agenda da Microeletrónica em ações de networking e conferências, no 2.º dia da feira Micronora

O segundo dia da MICRONORA, que decorre em Besançon, França, foi oportunidade para os representantes da Agenda da Microeletrónica efetuarem diversos contactos e participarem nos eventos técnicos e de networking da feira.

No início da manhã, realizaram-se diversas conferências técnicas, sendo a primeira subordinada à abordagem revolucionária da empresa INNOCISE na micro-montagem automatizada. A empresa explicou como as tecnologias bio-inspiradas abrem novas possibilidades para a micro-montagem e como a utilização de forças adesivas secas baseadas em interações moleculares, para agarrar, segurar e colocar peças de trabalho permitem novas formas de automação para a montagem de componentes sensíveis e pequenos.

No período da tarde, decorreram speed sessions, de 20 minutos, sobre diversos temas relacionados com sistemas laser aplicados à indústria.
Ao longo do dia, os representantes da Agenda da Microeletrónica ocuparam-se igualmente de reforçar o networking e promover o consórcio. Foram realizadas diversas reuniões com empresas, universidades, institutos de ensino superior e de investigação, além de entidades governamentais, que também visitaram o stand da Agenda: STSI Industrialisation, ALPHALASER, MECCAD, CEA CESTA, Universidade de Bourgogne – France Conté, BMF, EPB-Besançon Usinage École de Production, JORIO SRL, SYNOVA S.A, CARBONELLA Rocco, FUZZY Logic, INSTITUT CARNOT – MICA, PIEMONTE Agency, FEMTO-ST Science & Tecnologies, Embaixada da Bélgica, MS-INNOV e Arc en Ciel Serigraphie.
Este segundo dia da feira Micronora ficou também marcado pela realização dos prémios “Microns d’Or”, que premiaram as empresas com as melhores inovações.

Na categoria “Máquinas e bens de equipamentos”, o Micron de Ouro foi atribuído à Chiron, pelo seu centro de maquinagem Chiron Micro5; o Micron de Prata foi atribuído à empresa alemã Nidec pelo seu sistema de corte e soldadura; e a empresa francesa Laser Cheval recebeu uma “Menção Especial”, pelo seu Geode Quartz.

Na categoria “Componentes e subconjuntos de microtecnologia”, a empresa Silmach, sediada em Besançon, foi galardoada com o Micron de Ouro, pelo seu Silicon Cor; o Micron de Prata foi atribuído à VP MedTech X Armink, pelo seu dispositivo inovador para tatuadores.
Por fim, na categoria “Sistemas inteligentes e software”, a Percipio Robotics ganhou o primeiro prémio, pelo seu Digital Twin, ferramenta multi-input para micro-montagem.

A Agenda da Microeletrónica foi criada no âmbito das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência português com o objetivo de reforçar a capacidade produtiva e de inovação da indústria nacional de semicondutores e microeletrónica. Envolve um conjunto de parceiros que procuram contribuir para o posicionamento de Portugal na linha da frente no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores, capazes de fornecer devidamente a Europa e outros países à escala mundial.
Os novos produtos, processos e serviços resultantes da Agenda têm como objetivo transformar o setor da microeletrónica e contribuir para a sua resiliência, competitividade e sustentabilidade ecológica, e permitirão ao ecossistema português acompanhar e antecipar as necessidades do setor.

O projeto “Agenda Microeletrónica” decorre de 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024 e é cofinanciado a fundo perdido no valor total elegível de 67 493 749,21€ pelo Plano de Recuperação e Resiliência português através do NextGenerationEU.

× How can I help you?